Encontro, de Almada Negreiros

Que vens contar-me
se não sei ouvir senão o silêncio?
Estou parado no mundo.
Só sei escutar de longe
antigamente ou lá pró futuro.
É bem certo que existo:
chegou-me a vez de escutar.

Que queres que te diga
se não sei nada e desaprendo?
A minha paz é ignorar.
Aprendo a não saber:
que a ciência aprenda comigo
já que não soube ensinar.

O meu alimento é o silêncio do mundo
que fica no alto das montanhas
e não desce à cidade
e sobe às nuvens que andam à procura de forma
antes de desaparecer.

Para que queres que te apareça
se me agrada não ter horas a toda a hora?
A preguiça do céu entrou comigo
e prescindo da realidade como ela prescinde de mim.

Para que me lastimas
se este é o meu auge?!
Eu tive a dita de me terem roubado tudo
menos a minha torre de marfim.
Jamais os invasores levaram consigo as nossa torres de marfim.

Levaram-me o orgulho todo
deixaram-me a memória envenenada
e intacta a torre de marfim.
Só não sei que faça da porta da torre
que dá para donde vim.

José de Almada Negreiros - Poemas, Assírio & Alvim, Setembro de 2001

Comentários

Teresa Durães disse…
conheço a pintura, claro, a poesia nem por isso

mas gostei deste poema

li o de Pablo Neruda. Ou porque na tradução se perdeu algo ou então não lhe vejo tanto encanto como normalmente encontro em muitos poetas portugueses. Contudo acredito que seja pelo facto de estar traduzido (também não leio castelhano)

boa tarde (já me passou o mau humor mas hoje é quinta-sexta!)

Mensagens populares deste blogue