Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves encontra-se instalada na antiga residência e atelier do pintor José Malhoa, que foi adquirida pelo oftalmologista Dr. Anastácio Gonçalves para aí viver e instalar a sua notável colecção de Arte.

A CMAG alberga três núcleos fundamentais: pintura naturalista portuguesa, mobiliário português e estrangeiro dos séculos XVII a XIX e uma colecção de Porcelana da China de referência internacional.


'OS ANOS DE EXÍLIO DA RAINHA D. AMÉLIA'

Duração: 1h

Exposição de um grande número de objectos pessoais da última Rainha de Portugal e princesa de França, D.Amélia de Orléans (1865-1951): jóias, pintura, escultura, diários, fotos, indumentária e outros objectos de colecção que acompanharam a soberana durante os anos de exílio, após a implantação da República em 1910. A visita permitirá, a partir das peças expostas, recriar uma figura ímpar e um período importantíssimo da História de Portugal e da Europa.

O papel que D. Amélia desempenhou, como enfermeira voluntária, durante a I Guerra Mundial será um dos aspectos evocados.



"Do Romantismo ao Naturalismo na Pintura Portuguesa: Um Percurso 'Natural"

Duração: 1h

Análise de persistências e descontinuidades na Pintura Portuguesa da segunda metade do século XIX.

Observações: Poderão ser realizadas visitas especificamente aos núcleos de Porcelana da China ou de Mobiliário da Casa-Museu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue