Sessão de contos africanos

Perdoem-me a falta de memória, não me lembro o nome do autor deste conto.
Ouvi numa sessão de contos africanos muitos contos e não consegui fixar os nomes dos autores, espero que me relevem essa falha.
Adorei o conto que vou tentar reproduzir aqui, mal concerteza uma vez que tenho memória muito fraquita :-)

Todos os dias de manhã, ao fazer a barba em frente ao espelho, um homem perguntava:
"Deus porque não tenho sorte e nem sou feliz como os meus amigos e vizinhos?"
Um certo dia cansado de fazer a mesma pergunta decidiu fazer-se à estrada e subir a montanha mais alta para perguntar a Deus directamente.
E lá foi ele todo contente, andou dias e noites a fora, até que encontrou um lobo muito fraco, que lhe perguntou: "então homem onde vais tu com essa pressa toda?", e ele respondeu, "vou à montanha perguntar a Deus porque todos são felizes e tem sorte e eu não?", olha já agora pergunta a Deus,
"porque não tenho forças para sair daqui deste lugar se faz favor, e depois traz-me a resposta, pois eu não tenho forças para subir à montanha", diz o lobo. "Concerteza amigo lobo, voltarei para te dar a resposta. Adeus até breve".
E lá foi ele no seu caminho para a montanha, mais umas noites mais uns dias e encontrou um Árvore que o agarrou com os seus galhos, "homem onde vais assim com tanta pressa?", "Vou perguntar a Deus porque todos são felizes e tem sorte e eu não?". "Olha já que vais ter com Deus, pergunta-lhe porque não me crescem frutos nem folhas, fico tão feia assim?", "concerteza amiga Arvore, e voltarei para te dar a resposta que Deus me der".
E lá continuou ele o seu caminho, mais umas noites mais uns dias, e encontrou uma mulher, toda bonita, sozinha:
"onde vais tu homem tão apressado? Não queres jantar comigo? Fazer-me companhia, sinto-me tão só?"; "não posso mulher, gostaria muito, mas não posso, tenho que ir ter com Deus para lhe perguntar porque todos são felizes e tem sorte e eu não?"; "Ah! já que vais ter com Deus, pergunta-lhe se faz favor, quando irei encontrar alguém que me faça companhia, não te esqueças." " Não me esqueço não, voltarei para te dar a resposta".
E lá foi ele no seu caminho. Passado uns dias e noites, chegou no cume da montanha e chamou por Deus:
"Deus, Deus, porque são todos felizes e tem sorte menos eu????", "Filho, tens que estar atento aos sinais que te envio, e já te enviei os sinais para seres feliz e teres sorte, mas tu não estás atento." " Deus mas eu ainda não consegui sentir teus sinais"; "Vai e mantém te atento".
"Está bem, prometo estar mais atento aos Teus sinais, mas antes de me ir embora tenho que te fazer três perguntas de três amigos, posso?"
"Diz filho"
"Econtrei agora a mulher e ela mandou-me perguntar quando chega alguém que lhe faça companhia?"
"Diz-lhe para ela convidar o primeiro homem que aparecer, para casar e ter filhos, terá companhia e será feliz"
"E à arvore, que quer saber porque não lhe crescem frutos e folhas?"
"Diz-lhe que tem um tesouro enterrado debaixo dela que não deixa que as raizes se alimentem para dar frutos e folhas."
" E ao meu amigo lobo, que se sente fraco e não sabe quando pode sair dali de onde está?"
"Diz lhe que coma a primeira carne que lhe aparecer, que lhe irá dar forças e poderá sair dali."
"Certissimo, irei então dar as respostas a todos eles. Obrigado Deus!"
E regressou todo contente, pela estrada de volta para casa.
Passado uns dias e umas noites, encontrou a mulher e deu-lhe a resposta de Deus: "Diz para tu convidares o primeiro homem que encontrares, para te casares e teres filhos, assim terás companhia e serás feliz." A mulher pergunta-lhe: "queres casar comigo? ter filhos? seres feliz e fazer-me companhia?", "não posso mulher, tenho que voltar para casa para tentar sentir os sinais que Deus diz que vou receber, e além do mais tenho que dar as respostas à Arvore e ao Lobo. Adeus. Tomara que encontres o teu homem, e que sejas feliz."
E lá foi ele ... mais uns dias mais umas noites... e encontrou a Arvore:"Deus diz que tens um tesouro enterrado debaixo de ti, por isso as tuas raizes não se alimentam e não dão frutos nem folhas." "Amigo Homem desenterra esse tesouro por favor, para as minhas raizes poderem se alimentar e darem me frutos e folhas", "amiga arvore não posso tenho que ir para casa para tentar sentir os sinais que Deus diz que vou receber, e além do mais ainda tenho que dar a resposta ao amigo lobo. Tomara que encontres alguém que te desenterre o tesouro. Adeus".
E lá foi ele... mais uns dias mais umas noites... encontrou o lobo: "amigo lobo Deus diz para comeres a primeira carne que te aparecer para teres forças e puderes sair daqui".
Ora o Lobo sempre atento aos sinais de Deus.... COMEU o Homem.

Moral da história: Temos que nos manter sempre atentos aos sinais que nos são enviados.Sermos mais parecidos com o lobo. Em vez de nos queixarmos tanto.

Comentários

Mié disse…
Pois é...temos de estar a tentos aos sinais para não fazermos da nossa vida, uma vida sem oportunidades.

Belo conto...
Um beijo
Teresa Durães disse…
o conto é bonito (seria necessário escrever a moral?) e o homem muito burro!!

os contos deste tipo não devem ter o fim exlicado porque senão ninguém pensa neles.

beijos
bettips disse…
Muito imaginativo, não conhecia e li-o deliciada. Assim se perdem os sinais, obcecados pelas nossas necessidades! Obg g.

Mensagens populares deste blogue