Destino II

Vi muitos documentários sobre a vida animal, os seus habitos, os seus habitats, as suas formas de sobrevivência, etc...

Sempre me fascinei com isso, porque de facto é interessante ver que a Mãe Natureza deu-lhes formas de interagir na vida, através do INSTINTO.

Pergunto-me, e continuo sem resposta, porque deu a nós a RAZÃO.

Para nos complicar a vida??? Porque à primeira vista parece ser mais fácil a vida animal, porque se guia UNICA E EXCLUSIVAMENTE pelo instinto.

Para nós nunca é facil tomar decisões sem racionalizarmos tudo ao infimo pormenor!, Não queremos falhar!, Não queremos desiludir!, Não queremos demonstrar as nossas emoções!, Não queremos aceitar as emoções dos outros!, interagimos uns com os outros de costas voltadas... então para que nos serve a RAZÃO?!!!

Para que serve ter RAZÃO se nós não a usamos de forma correcta e adequada???

Estaremos a fazer bom uso dela, quando viramos as costas ao DIÁLOGO, às EMOÇÕES???

Podiamos evitar tanta dor, tanto desespero, tanto recurso a artifícios (que seguramente bem não nos fazem: droga, alcool, comprimidos), se usassemos essa faculdade que nos deu a MÃE NATUREZA!


Um casal não discutiria, não se afastaria, não se separaria, se usasse a RAZAO !


A RAZAO É A FACULDADE DE RACIOCINAR, DE APREENDER, DE COMPREENDER, DE PONDERAR, DE JULGAR! (Wikipédia)


Pergunto eu, se sabemos isto, se concordamos com estas idéias, porque não a usamos mais vezes e de forma mais eficiente?!!!

Sempre tive por hábito, num conflito, tentar acalmar os ânimos, sem dar razão a nenhum dos lados! Porquê??? Alguns de vós dizem por ser cobarde; outros dirão que por ser medrosa e ter medo que descambe; outros dirão que por ser uma pessoa calma por natureza! Pois eu explico-vos: porque acredito piamente (sim profundamente) que a CONVERSAR É QUE NOS ENTENDEMOS!, e por isso mesmo, sempre que posso AJUDO e não deito achas para a fogueira!


Depois acontece o inevitável, ambas as partes nos exigem que tomemos partido! ah pois é! isto não está nunca nos meus planos! Sabem porquê?! porque eu só julgo depois de perceber ambos os lados da história!


Detesto a INJUSTIÇA, logo dentro da medida do possivel, tento evitá-la, cometendo a mesma!


Numa familia, há sempre vários pólos de conflito, uma vez que cada indivíduo tem a sua personalidade e feitio.

Mas se tentarmos conjugar tudo de forma harmoniosa, estamos a usar/utilizar a RAZÃO de forma correcta!

Mas se cada um dos individuos lutar por si mesmo, no que dá???? numa grande confusão de sentimentos, emoções, de conflitos, de dor, de desespero, de angústia, de ansiedade, ....

Então se um dos individuos: sente, vê que está perante um mal entendido, ou uma falta de diálogo, de entendimento, o que deve fazer??! virar as costas ????? NÃO! (digo eu na minha modesta forma de Ser)

DEVE PROMOVER JUNTO DOS INDIVIDUOS O DIALOGO, AS EMOÇÕES, OS SENTIMENTOS!

Este caminho porventura tortuoso e dificil é o menos corrido, mas o mais proveitoso e enriquecedor para a VIDA, porque acompanhamos o conflito de perto, de forma dura e complicada, mas que nos obriga a todos nós a RACIOCINAR, A APREENDER, A COMPREENDER, A PONDERAR para podermos JULGAR e TODOS JUNTOS PODERMOS FAZER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS!

Comentários

Mensagens populares deste blogue