Destino III

EMOÇÕES!

Quando me sinto triste e com vontade de chorar, choro, ouvi dizer a uma tia avo que se chorasse, limpava a alma de todo o mal, resultado: CHORO!
Confesso que prefiro chorar a sós, deitada na cama, por debaixo dos lençóis, ou no duche, mas se estiver com vontade de chorar, seja aonde for, eu choro, sem vergonhas! E confesso que me sinto melhor muito melhor depois! Como se precisasse de reciclar a minha alma, sinto que o fiz, quando termino de chorar! Sinto-me Leve que nem uma pena! Consigo Sorrir!
Mas, envergonhada o confesso, não sou capaz de chorar perante emoções fortes, tipo a morte de alguém chegado, ou se vir alguém a sofrer de algo, ou … entendem!!!
Sinto-me culpada, quando não choro em ocasiões “ditas” para chorar. Há tempos, infelizmente, morreu um colega e amigo de trabalho num acidente de mota (senti a morte, não sabia ser a dele, quando ouvi a sirene dos bombeiros a indicar acidente), mas lembro-me de estar na casa de banho, e deu-me um aperto no coração, desatei a chorar desesperada, e só pensava mas porque me sinto assim! ?!!!
Quando me telefonaram a dar a triste notícia, fiquei muda, não deitei uma única lágrima, e fiquei danada, revoltada comigo mesma, porque todos à minha volta o conseguiam fazer: exteriorizar a Dor! E eu NÃO! Tive a sensação que todos me olhavam, como que a julgarem por estar ali e não chorar! Que estava eu ali a fazer?!!!
E neste momento eu sofria por não ser capaz de chorar, tornou-se mais doloroso o não chorar do que chorar a morte dum colega e amigo.

A culpa é minha, da família, da sociedade, duma forma geral, que nos incutiram que é - Vergonha Chorar!
MENTIRA: Vergonha é NÃO chorar! NÃO demonstrar que se é HUMANO! NÃO CONSEGUIR CHORAR É DOLOROSO DEMAIS! Porque acumulamos para dentro a nossa dor, a nossa ansiedade, a frustração, a angústia, a revolta.

POR ISSO É TÃO IMPORTANTE LAVARMOS A ALMA! CHORANDO!

Além do mais a minha tia avo ensinou-me que devemos ser reservados q.b., para que não nos impeça de guardar para dentro de nós a dor, a mágoa.

Chorar e Falar sobre as “nossas” mágoas, dores, ansiedades, frustrações, é bom ser exercitado todos os dias para evitar males piores, que nos corroem por dentro a alma… até ao dia em que rebentamos e choramos até mais não!

Comentários

carpe diem disse…
É mesmo muito bom conseguir chorar :)... E lava mesmo a Alma...

boa noite...
Unknown disse…
Sim, é verdade...chorar limpa tuda a porcaria que em nós se encontra...;P

Pudáins
Unknown disse…
Sim, sem dúvida que chorar limpa toda a porcaria que em nós se encontra...!

Pudáins
Mié disse…
Deixo-te um beijo

Fica bem
butterfly disse…
O choro e o riso lavam a alma.
Não te preocupes com a forma como exteriorizas as emoções. Toda a gente que te conhece sabe que és uma pessoa sensível. Por outro lado, tenta sempre lidar com as tuas emoções de uma forma honesta, sente o que sentes.
Beijinhos
Anónimo disse…
AMT*

Vários episódios da minha vida "pediram" para serem chorados.
Não consegui na altura que,suposta e socialmente,seria "apropriada".

CHOREI quando interiormente senti essa necessidade.
E aí sim a CATARSE foi anódina:)
Anónimo disse…
Olá,

Chorar e Rir...
As duas formas superiores de sentir, a vida.


Beijinho pra ti

Mensagens populares deste blogue