ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES!

by G.


Num destes dias, uma amiga convidou-me para ir com ela, não me disse ao que iamos, mas aceitei, e dei comigo no hospital da vila onde nasci, a visitar as pessoas de idade, cuja familias abandonaram ao Deus dará, até que a morte as venha buscar.
Mentiria-vos se dissesse que não me incomodou, sim incomodou, ao principio, mas no fim gostei de sentir o que senti - Amor, Carinho, felicidade... e meu Deus dei tão pouco por causa da minha timidez, do meu tão pouco à vontade em situações destas.

Depois quando estava em casa, a ver os e-mails, qual o meu espanto, quando leio este que aqui partilho convosco:



"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre. "

Vinicius de Moraes

Pois é meus amigos: porque é tão dificil amar? porque é fácil exigir aos outros aquilo que não damos? porque nos refugiamos dentro de nós? e não partilhamos mais? porque é que temos medo de amar? se é um sentimento tão bom e generoso???? por causa desse medo geramos gerações e gerações de ansiosos e abandonados !!! porque não quebrar este ciclo??? é assim tão dificil? Dar de nós e Receber dos outros??!!! não meus amigos, não é dificil, nós é que dificultamos tudo. Está na hora de vencermos os nossos medos e AMARMOS MAIS!
Será que é mais bonito vivermos com medo de amar?????
Será que é mais bonito abandonarmos a nossa própria familia num hospital que mais parece o fim da linha???
Será que é mais bonito esquecermos que precisámos deles (familia) para EXISTIRMOS??!!
Será que é melhor deixar andar em vez de enfrentarmos tudo: medo, ansiedade, remorsos, orgulho, doenças.... ?!!!
Eu sou mais do género ir à luta. Sofro muito no caminho ... mas sabe bem olhar para trás e pensar que bom, fui capaz de vencer! e não é assim tão dificil derrubar obstaculos, apenas precisamos de ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZES!

Comentários

Bia disse…
Olá! Este teu post é deveras comovente e chama-nos á razão de uma forma muito delicada mas ao mesmo tempo de uma forma forte, porque nos relatas a tua vivência para a qual tiveste que te munir de muita coragem, porque o amor já levavas contigo...
depois tocaste no ponto fraco de qualquer um de nós, o porquê do medo de amar... amar traz muitas das vezes sofrimento, pois nós só amamos o que vivemos não é?
Mas eu sou como tu, vou em frente, porque não é por uma desilusão de amor seja ela familiar, de amigos, de marido e mulher, que eu desisto de acreditar que o caminho é em frente e que este Mundo nosso ainda está povoado por muito boa gente.
O que tu fizeste foi bonito, foi humano e foi um gesto de amor. Parabéns e obrigada pela dica que aqui nos deixas.
Um beijo
Teresa Durães disse…
é muito fácil a resposta.

quando alguém acredita que não merece viver porque lhe incutiram desde novo, não se consegue amar, não ama.

são o caso das crianças abandonadas (pode ser psicologicamente apenas), mal tratadas (também pode ser psicologicamente apenas) ou simplesmente desprezadas.

tem uma boa noite

Mensagens populares deste blogue