ASSINE :-) A BEM DA CULTURA

Não à privatização do Teatro Aveirense


O Teatro Aveirense ao longo dos mais de 100 anos de existência tem contribuído de uma forma decisiva para o desenvolvimento da cultura na cidade de Aveiro, cumprindo com a sua missão de casa de cultura, de espectáculo e de cidadania.
O Teatro Aveirense foi construído, a muito custo por Aveirenses que conseguiram superar todas as dificuldades para erguer esta casa de espectáculos.
A Câmara Municipal, em 1998, adquiriu este imóvel, transformando-o e adaptando-o às novas necessidades, por forma a preservar o seu legado, tornando-o na casa de espectáculos de Aveiro e, utilizando para o efeito dinheiro de todos nós.
A constituição da Republica consagra o acesso à cultura como um direito de todos os cidadãos, cabendo ao Estado o papel de promotor e de defensor de uma cultura que se quer diversificada nas suas múltiplas formas e expressões e não aquela que serve apenas propósitos puramente economicistas e elitistas.
A privatização do Teatro Aveirense servirá apenas os interesses de alguns, contribuindo drasticamente para a eliminação de toda a expressão cultural que não dê lucro, para a estigmatização das ofertas culturais em função de critérios do lucro fácil; as associações e grupos culturais de Aveiro, que não tendo vastos recursos financeiros, deixarão de ter a possibilidade de expor os seus trabalhos, perdendo um espaço para levar ao público de Aveiro, quer novas formas de expressão cultural, quer expressões artísticas que tentam preservar a memoria de um povo.
Assim, os signatários desta petição exigem à Câmara Municipal de Aveiro, que abandone a intenção de privatizar, ou concessionar a privados, o Teatro Aveirense e, que assuma o seu papel de agente dinamizador da cultura em Aveiro, em todas as suas vertentes expressivas, utilizando para o efeito este espaço de excelência existente no concelho.

http://www.petitiononline.com/TeatroAv/

Comentários

Mensagens populares deste blogue