O Ser Humano voltará a Sê-lo???!!! Ainda há esperanças??!


Francisco Goya (imagem tirada da net)


A tragédia da velhice não está em se ser velho, mas sim em se ter sido jovem.
(Oscar Wilde)
Em ter sido jovem?!!sido??!!! então não somos sempre jovens até ao fim?!
O mais importante é mantermos o espirito jovem e cultivá-lo nesse sentido.
Idade! Qu'é lá isso???!!! Um número apenas, que contém: experiência, sabedoria, jogo de cintura, sentimentos, medos, segurança, decisão, anseios, desejos, sedução, e um infinito de sentimentos.
Apenas gostaria de compreender porque há tanto medo e falta de respeito pela sabedoria, pela experiência??!! Fruto da insegurança?! Quiça.
Nunca vi tanta "perseguição" aos mais velhos, aos mais experientes, aos mais sábios. Tanto desinteresse por eles, tanta falta de respeito, tanta falta de sensibilidade, tanta falta de chá!
Há dias, assisti a uma tertúlia cujo o tema era: "Dar vida aos anos ou anos à vida?".
Foi um debate de idéias bem interessante, defendia-se a Sabedoria dos antigos e a experiência dos mesmos. Aquilo que devia ter sido partilhado e aceite como ciência=sabedoria, e que tem sido ao longo dos anos aniquilado=rejeitado.
Em vez de aprendermos e apreendermos, jogamos fora séculos de história e de sabedoria e de experiência.
Preferimos ser ignorantes a Sábios. Mas porquê??!!! apenas por orgulho por não aceitarmos nem compreendermos que temos TANTO ainda para aprender.
Acabamos os cursos e julgamo-nos Doutores e senhores da Sabedoria, somos os maiores, os melhores.... do quê???!!! Alguém me explica?! Não era melhor partilharmos experiencias e sabedorias, em vez de voltarmos as costas uns aos outros???!!! Como queremos evoluir se não aprendemos nem apreendemos???! como poderemos SER, se preferimos TER???!!!
Será mais importante ter um carro, uma casa, um apartamento no algarve??? Seremos mais felizes por isso??? Trabalhamos que nem uns mouros para sustentarmos e sobrevivermos à lúxuria... e para quê???? EVOLUIMOS, CRESCEMOS????????? NÃO!
Então porque não paramos para reflectirmos na vida?! nas nossas atitudes?! porque não escutar o próximo?! porque não aprender com ele?!
É assim tão dificil mudar os hábitos maus???!!! Sei que sim, mas o que querem sou uma sonhadora utópica. Mas creio ainda que um dia o
Ser Humano voltará a SÊ-LO!
E DARÁ VIDA AOS ANOS!

Comentários

Teresa Durães disse…
a cultura da juventude veio com os EUA depois da segunda guerra. EUA valorizava (ainda valoriza) os mais jovens porque era um país ainda a desbravar. Força de braços. Nós por cá idolotrávamos os mais velhos mas perdemos isso com a reconstrução...

boa noite
Mié disse…
Olá.
Penso que seja uma grande falta de humildade perante a vida (todos ficamos mais velhos cada dia que passa), aliada a uma falta de consciência humanitária e colectiva.
É como diz G. a cultura vigente é a de ter em vez de ser.
Começar a ensinar e a incutir nas crianças o respeito e o amor pelos mais velhos, em vez de verem os pais a despejarem os avós num lar, porque já não há tempo para eles, porque são um empecilho, seria um príncipio, embora por si só não baste para mudar essa mentalidade de desprezo que há por quem já deu vida a muitos anos.
No entanto eu acredito no Homem, na evolução do Ser Humano.
Acredito na mudança de valores, acredito que seja mais um ciclo por que a humanidade está a viver, como tantos já acabados e recomeçados na História do Homem e das Civilizações... senão nada tinha sentido.
Acredito que estejamos já na curva descendente deste ciclo em direcção à mudança.
Acredito que vai chegar a altura, penso até que essa caminhada já começou a ser feita pelos mais esclarecidos, do Homem perceber que só será um Ser Humano em toda a sua plenitude, quando viver, alimentando as suas três vertentes imprescindiveis para evoluir.
A Fisica, A Mental e a Espiritual...é o caminho, penso eu, sem qualquer romantico.
Um abraço.

Mensagens populares deste blogue