Soror Mariana Alcoforado

Imagem extraída da net; texto de "Cartas Portuguesas", Livros de bolso Europa-América, 1974.

"(...) Eu não sei nem o que sou, nem o que faço, nem o que desejo: encontro-me dilacerada por mil movimentos contrários. Poder-se-á imaginar estado tão deplorável?
Amo-te perdidamente e respeito-te o bastante para não ousar talvez desejar que sejas atingido pelos mesmos arrebatamentos. Matar-me-ia, ou morreria de dor sem me matar, se soubesse que não tinhas descanso , que na vida mais não há que perturbação e agitação de toda a sorte, que choras sem cessar e que tudo te desgosta. Se já não posso remediar os meus males, como poderia suportar a dor que me dariam os teus e que me seriam mil vezes mais dolorosos?(...)"
Descubram mais sobre esta freira alentejana : http://www.museuregionaldebeja.net/sorormarianaalcoforado.htm

Comentários

Mensagens populares deste blogue